segunda-feira, 4 de março de 2013

AEJE promove seminário com equipe do Projeto Manoel Philomeno de Miranda em Maceió


Gésia Malheiros
Jornalista-colaboradora
 
A equipe do Projeto Manoel Philomeno de Miranda reuniu centenas de trabalhadores e simpatizantes da Doutrina Espírita, num seminário, organizado pela Associação Espírita José Eusébio (AEJE), com o apoio da Federação Espírita do Estado de Alagoas,  nos dias 02 e 03 de março de 2013, no auditório do Lar São Domingos, em Maceió. Nos dois dias do evento, João Neves, José Ferraz e Nilo Calazans especificaram em módulos didáticos o conteúdo de dois livros organizados pelo grupo ‘Qualidade na Prática Mediúnica’ e ‘Atendimento Fraterno’.
O seminário sobre o livro ‘Qualidade na Prática Mediúnica’ aconteceu durante todo o sábado. Os integrantes da equipe do Projeto discerniram sobre a questão da ‘Qualidade’ dividindo o debate em três módulos. O primeiro foi ‘Qualidade e Espiritismo’, na visão do codificador Allan Kardec. O segundo discerniu a questão da ‘Qualidade no Desempenho Funcional’, ou seja, na missão dos médiuns que compõem a mesa mediúnica e suas respectivas responsabilidades. O terceiro e último módulo tratou da ‘Qualidade de Resultados’, sempre associando as ações positivas e bem direcionadas dos mediuns na mesa e os  indicadores de desempenho.
No domingo, segundo dia do evento, o tema em discussão foi sobre o livro ‘Atendimento Fraterno’. Dividido também em três momentos, Neves, Ferraz e Calazans começaram pelo que denominaram ‘Atividade Integrativa’, envolvendo ensinamento sobre o saber ouvir, as origens espíritas do atendimento fraterno e o âmbito da ação.
João Neves discerniu sobre o objetivo do atendimento fraterno na proposta de Kardec e de Joanna de Angelis. Na proposta kardequiana;  o consolo aos que sofrem, encorajamento dos caídos, libertação das paixões, do desespero e do suicídio, e ainda deter o indivíduo no limiar do crime. Na de Joanna; receber bem, com amizade e urbanidade, orientar quanto aos recursos da Casa (estudos, trabalhos, palestras doutrinárias, entre outros), propor perspectivas novas para os problemas humanos à luz do espiritismo.
O segundo momento do Atendimento Fraterno focou o ‘Perfil do Atendente Fraterno’. José Ferraz elencou a moral sadia, a auto-estima de consciência (diferente da auto-estima de aparência física) e o sentimento de competência, como qualidades humanas importantes para um atendente fraterno.
Os oradores pontuaram as habilidades psicológicas,  ressaltando o sentimento de saber sentir e ouvir o outro, ou seja, abandonar o ego no momento que está ouvindo o problema do irmão que procura esclarecimento e consolo na Casa Espírita. Os requisitos doutrinários do médium também são considerados relevantes para habilitar o atendente.
 O último momento do ‘Atendimento Fraterno’ tratou das ‘Técnicas do Atendimento’, ou seja as fases desse momento. Os autores do projeto explicaram como o atendente fraterno deve atender, responder, personalizar e orientar o atendido. “A responsabilidade final deve ser do atendido. O atendente precisa aprender a conduzir esses passos para que o atendido decida, movimente-se e haja”, destacou Calazans.
O seminário contou com momentos de perguntas e respostas sobre os dois temas discutidos. A AEJE trará novamente a equipe do Projeto Manoel Philomeno de Miranda, em 2014, que ainda não tem data definida, para o segundo seminário promovido pela associação. O tema do encontro será ‘Estudando o Livro dos Médiuns’, livro organizado também pela equipe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário