segunda-feira, 29 de abril de 2013

FEEAL DISCUTE ELABORAÇÃO DE PLANO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM ENCONTRO



Gésia Malheiros*

          A Federação Espírita do Estado de Alagoas (FEEAL) realizou na manhã deste sábado, 27 de abril, o segundo encontro de dirigentes e trabalhadores de Casas Espíritas, realizado na sede da Federação, no centro de Maceió. Os trabalhos foram divididos por grupos de trabalhadores que integram os diferentes setores das instituições espíritas. O destaque do encontro foi sobre a demanda da Federação Espírita Brasileira (FEB) para que cada unidade federada elabore seu Plano de Comunicação Social. 
          Os dirigentes da Coordenação de Assuntos Doutrinários (CAD) e a Coordenação de Comunicação Social e Cultura Espírita (CCSCE), representados na FEEAL por Marcina Barros e Wallasce Di Barmont, respectivamente, reuniram-se em conjunto com representantes de oito Casas Espíritas; Associação Espírita José Eusébio (AEJE),Centro Espírita Manoel Batista, Discípulos de Jesus, André Luiz, Renascer, Seara, Fraternidade Espírita Jesus Conosco  e Fraternidade Espírita Joanna de Angelis (Feja). 
          Di Barmont que assumiu a CCSCE recentemente informou sobre a dinamização para a elaboração do Plano de Comunicação Social englobando informações nos âmbitos distrital, municipal e estadual. Nesse documento, apontado no encontro como um dicionário, deve conter um diagnóstico sobre a quantidade de centros espíritas que já têm implantados o Departamento de Comunicação (Decom) e as atividades desenvolvidas pelo mesmo, assim como os trabalhos compartilhados entre as Casas Espíritas. 
          A FEB também aponta os fatores motivacionais para a implantação da Comunicação nas instituições espíritas, destacando inicialmente, dois aspectos positivos: a difusão do conhecimento doutrinário e a capacitação de recursos.
          A sigla da coordenadoria - CSCE - elenca que a Comunicação pode ser feita por boletins, cartazes, catálogos, mostra de cinema, arte (dança, música e teatro), biblioteca, livraria, internet, expositores, entre outros. No Social, o departamento deve, em parceria com a Coordenadoria de Assistência e Promoção Social (CAPSE), desenvolver projetos que visem à promoção inclusiva (levar o saber a quem quer saber). “Estamos retomando o contato com o sistema prisional para levar o Evangelho aos detentos”, destacou Di Barmont, exemplificando a promoção inclusiva. A Cultura vista também como forma de arte, ou seja, levando o sentimento como ferramenta mestra na difusão da Doutrina Espírita, e finalmente o ‘E’ de Espírita, que aponta a vivência dos ensinamentos doutrinários, a transformação moral pela reforma íntima.
          Ao Decom cabe também estabelecer dinâmicas, desenvolvendo campanhas ou organizando palestras com foco nas necessidades do momento; como por exemplo, nos mês das mães, falar sobre a maternidade, a família, o filho adotivo, entre outros. Assim como temas pontuais, sempre bem-vindos: Organização dos Centros Espíritas; Jesus e Kardec, Evangelho no Lar, etc.
          Marcina Barros anunciou a novidade de que o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) passará a estar ligado diretamente ao setor denominado Área de Estudo e Educação das Casas Espíritas. Ela também lembrou aos presentes a importância de divulgar a programação mensal da FEEAL nas suas respectivas Casas Espíritas.  Marcina informou sobre o evento que acontecerá em Brasília nos dias 18, 10 e 20 de julho, em comemoração aos trinta anos do ESDE.

*Gésia Malheiros –  jornalista colaborada da FEEAL e dirigente da AEJE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário