segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Estudo de o Livro dos Espíritos de Quinta-feira

Para os aprendizes da Consoladora Doutrina Espírita sempre é uma honra e alegria o momento do aprendizado.

E tem sido uma grata satisfação acompanhar a seriedade, empenho e leveza do Estudo de o Livro dos Espíritos de Quinta-feira.  Neste último, 12 de Fevereiro, Ademir Oliveira, facilitador, que tem conduzido as aulas com desenvoltura e atenção, contando com o apoio de demais facilitadores, tais quais: Carlos Ruy, Herbert Freire, Margarita Arieta e Mailza Correia, realizou instigante trabalho de equipe, que transcorreu com muita participação dos aprendizes presentes, que diga-se de passagem, são maravilhoooooosossssssss. :)

Deixo o leitor com as questões trabalhadas e alguns momentos da Dinâmica:

QUESTÃO 01:
Por que Kardec afirma que as observações dos fenômenos espíritas diferem dos métodos comumente usados pela ciência?
Em função das críticas contrárias dirigidas à Doutrina pelos homens de ciência. As ciências assentam suas observações nas propriedades da matéria, experimentando e a manipulando livremente. Os fenômenos espíritas, porém, baseiam-se na ação de inteligências dotadas de vontade própria, que pensam conforme suas conquistas intelectuais acumuladas.

QUESTÃO 02:
Como deve ser o estudo do Espiritismo, segundo recomendação de Allan Kardec?
Com perseverança, seriedade, sem conceitos previamente estabelecidos, com método e motivado pela firme e sincera vontade de chegar a um resultado. Questões complexas podem surgir, exigindo estudo de outras, preliminares ou complementares. Deve-se tomar um ponto de partida e acompanhar o encandeamento e o desenvolvimento das ideias, para que a conclusão não seja incompleta nem ininteligível ou pareça absurda e contraditória.

QUESTÃO 03
Como podemos saber se uma comunicação provém de um espírito de ordem superior?    
Os Espíritos Superiores somente às sessões sérias comparecem. Por sessões sérias devemos entender aquela em que reina perfeita comunhão de pensamentos e de sentimentos para o bem. Afastam-se sempre que percebem qualquer tipo de leviandade ou questões ociosas. Nestes casos, a ação dos espíritos mentirosos e frívolos é que prevalece.

QUESTÃO 04:
Ao estudarmos estas objeções dos opositores da Doutrina Espírita na época de Allan Kardec, podemos estabelecer uma relação com os nossos dias.
Até onde o discurso dos opositores do espiritismo mudou?
Continuam ainda a colocar a doutrina como coisa de loucos, e por conta de algumas pessoas que se dizem espiritas nos atacam dizendo que cobramos para saber o futuro e desmanchar trabalhos.
Resta a nós, espiritas, melhorarmos esse quadro, estudando as obras da codificação e tendo argumentos para refutar, assim como fez Kardec, aqueles que não conhecem a Doutrina.

QUESTÃO 05:
Com toda tecnologia e avanço científico na atualidade, o que a comunidade espírita em geral tem feito para mudar esse quadro de objeções (caso ele não tenha mudado)?
Apesar dos esforços do Movimento Espírita, as mudanças ainda são pouco perceptíveis. Para uma mudança mais significativa temos que estudar para podermos esclarecer dúvidas e realizarmos a mudança interior para, assim, poder contribuir de modo mais eficaz em nosso lar, ambiente de trabalho e colocar nossos conhecimentos doutrinários em nosso cotidiano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário