sábado, 17 de abril de 2010

SEMPRE ADIANTE



Caminho, Verdade e Vida
Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier
"Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também escravo."
(II Pedro, 2:19)


O Espírito encarnado, a fim de alcançar os altos objetivos da vida, precisa reconhecer sua condição de aprendiz, extraindo o proveito de cada experiência sem escravizar-se.
O dinheiro ou a necessidade material, a doença e a saúde do corpo são condições educativas de imenso valor para os que saibam aproveitar o ensejo de elevação em sua essência legítima.
Infelizmente, porém, de maneira geral, a criatura apenas reconhece semelhantes verdades quando se abeira da transformação pela morte do corpo terrestre.
Raras pessoas transitam de uma situação para outra com a dignidade devida. Comumente, se um rico é transferido a lugar de escassez, dá-se a tão extremas lamentações que acaba vencido, como servo miserável da mendicância; se o pobre é conduzido a elevada posição financeira, não raro se transforma em ordenador insensato, escravizando-se à extravagância e à tirania.
É imprescindível muito cuidado para que as posições transitórias não paralisem os vôos da alma.
Guarda retidão de consciência e atira-te ao trabalho edificante; então, a teus olhos, toda situação representará oportunidade de atingir o "mais alto" e o "mais além".

Um comentário:

  1. Estas situações infelizmente são muito comuns. As pessoas são "hipnotizadas" pelos prazeres terrenos, ficam mais e mais ambiciosos, passando por cima de tudo e todos. É o que mais se vê na política, infelizmente. Não há conduta, não há ética, é um verdadeiro "salve-se quem puder". Por outro lado, o conformismo, o total oposto. Sem entender e principalmente aceitar a razão de nossa reencarnação, fica difícil mudar a conduta de cada um. Por isso, tanto remorso, tanto sofrimento. Li uma vez algo mais ou menos assim: Quem consegue fazer uma oração como esta: "Senhor trata-me hoje como tratei meu irmão no dia de ontem." ?

    ResponderExcluir